quinta-feira, 30 de setembro de 2010

25 a 29 de outubro de 2010  ·  Faculdade e Comunicação Social Unic  ·  Cuiabá-MT


Normas gerais para inscrição dos trabalhos

(devem ser lidas antes da digitação do trabalho. Padrão Intercom)


1 Inscrição dos trabalhos


1 Os trabalhos destinados’ as Divisões Temáticas (DTS) deverão ser inéditos, digitados conforme as regras estabelecidas no modelo-padrão e enviados em formato pdf.

1.2 Os trabalhos devem ser enviados entregues na Uniagência e serão apreciados por pareceristas indicados pela Unic. A não obediência a estas regras implicará na recusa ou na não apreciação do trabalho.

1.3 Somente poderão submeter trabalho para qualquer dos eventos os autores previamente inscritos na 10ª Semana da Comunicação da FACS-UNIC que comprovarem o pagamento com a segunda via da inscrição.

1.4 Serão apreciados somente os trabalhos pertinentes às Divisões Temáticas (DTs), desde que enviados dentro do prazo estabelecido. Para esclarecer dúvidas quanto as  ementas e temas das Divisões Temáticas para o qual pretende enviar o trabalho, consulte EMENTAS (DTs) e GRUPOS TEMÁTICOS (GT) ou envie e-mail para semanadacomunicacao.unic@gmail.com ou ligue para  (65) 3363-1212.

1.5 Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação no 3º Seminário de Pesquisa da FACS-UNIC o autor estará outorgando, formal e graciosamente o direito de reprodução nos arquivos virtuais nos anais do evento (que serão distribuídos em CD-Rom no local) e ainda o respectivo depósito no Repositório Institucional dos Grupos de Pesquisa dos cursos de Jornalismo, Propaganda e Marketing e Moda da UNIC. Entre eles, o Nupea – Núcleo de Pesquisas Aplicadas da Faculdade de Comunicação da Unic, e Midiacom -Midiacom - Signo e Significação nas Mídias. Fica garantida a autoria do trabalho.

1.6 Na hipótese de co-autoria, o(s) outro(s) autor(es) que desejar(em) certificado(s) e nominação no programa, inclusive professor(es) orientador(es), deverá(ão) estar regularmente inscrito(s) no evento.

1.7 Para submissão de trabalhos em co-autoria, o autor proponente deverá informar na ficha de inscrição do Seminário de Pesquisa o nº do CPF dos demais co-autores para que possa adicioná-los ao trabalho.Os certificados são emitidos no local evento.

1.8 A taxa de inscrição da 10ª Semana da Comunicação assegura ao participante o direito de participar como ouvinte ou como apresentador de trabalho. Na hipótese da apresentação de trabalho, o participante ficará condicionado ao julgamento de mérito feito pelos comitês acadêmicos que selecionam os trabalhos. O autor cujo trabalho for recusado pelo respectivo comitê de avaliação do mérito científico não terá direito de restituição da taxa de inscrição no congresso. Fica assegurada, nesse caso, a participação do autor como ouvinte em qualquer dia do evento.

2 Divisões temáticas

O que é: Consiste no agrupamento de diversos temas por grandes áreas de conhecimento referentes aos campos da comunicação. Assim, os trabalhos ou comunicações científicas de graduados, pós-graduados, estudantes de especialização, mestrado e doutorado, professores e profissionais apresentando pesquisas empíricas ou estudos aplicados que contenham potencial inovativo podem ser inscritos em uma das sub-áreas descritas na ficha de inscrição.


DT 1 – Jornalismo

GT – 1

Estudo do jornalismo em seus múltiplos aspectos: teóricos, históricos, linguísticos e metodológicos. Reflexão crítica em torno das questões acerca do jornalismo, incluindo gêneros, jornalismo e contemporaneidade, discussões em torno do lugar do profissional, entre outras. O jornalismo como atividade técnica, profissional e de ensino e como campo teórico de estudos.

Palavras-Chave: Jornalismo. Gêneros. Telejornalismo. Rádio. História. Teorias

GT – 2

Estudo do jornalismo em seus múltiplos aspectos: teóricos, históricos, linguísticos e metodológicos. Reflexão crítica em torno das questões acerca da Comunicação e Educação, Comunicação e Esporte, Folkcomunicação, Culturas Urbanas e Produção Editorial. O jornalismo como atividade técnica, profissional, ensino e como campo teórico de estudos.

Palavras-Chave: Epistemologia. Folkcomunicação. Produção Editorial. Culturas Urbanas. Esportes e Comunicação e Educação

GT – 3

Estudo dos processos comunicacionais em sua dimensão multimídia. Analisa as práticas comunicacionais desenvolvidas em ambientes multimidiáticos, envolvendo discussões em torno da dimensão cultural da comunicação nesses novos ambientes. Engloba estudos da comunicação em sua relação com a tecnologia: a tecnologia da palavra, da escrita, da imprensa e dos formatos digitais. Envolve as discussões em torno da comunicação mediada por computador, da cibercultura e dos conteúdos digitais em seus múltiplos aspectos e interconexões com a questão comunicacional.

Palavras-chave: Multimídia. Tecnologias. Cibercultura. Conteúdos digitais. Convergências tecnológicas

DT 2 – Propaganda e Marketing

GT – 1

Práticas mercadológicas - estudo das relações comerciais e dimensões dos compostos mercadológico e publicitário através de sistemas de informação; Análise de estratégias aplicadas a produtos e serviços, relacionamento, segmentação, novas tecnologias, práticas sociais e culturais, portifólios de negócios e corporativo; modelos de competência e inteligência na dimensão funcional da propaganda e do  marketing.

GT – 2

Comunicação e Design – estudo das estratégias de comunicação: planejamento, briefing, criação, produção, veiculação e verificação; planos estratégicos de mídia, plataforma de copy, design de produto e serviço, design instrucional, nos ambientes público, privado e político.

GT – 3

Teorias da Comunicação, Cibercultura, Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas – crítica das práticas comunicacionais sob a ótica das diversas teorias da comunicação; análise das práticas publicitárias e de marketing desenvolvidas em ambientes multimidiáticos, envolvendo discussões em torno da dimensão cultural da comunicação nesses novos ambientes. Abrange estudos da comunicação contemporânea em sua relação com a tecnologia.

DT 3 – Design de Moda

GT – 1

Comunicação e Negócios – análise das práticas comunicacionais empregadas no mercado de moda; modelos de negócios e estratégias no ambiente de moda;

GT – 2

Sustentabilidade, historicidade e inclusão social – análise dos processos históricos da moda, avaliação da inclusão da moda e do mercado da moda na contemporaneidade; crítica do modelo do mercado de moda e das tendências do design.

GT – 3

Design, têxteis e processo de produção – análise dos processo produtivos, aplicação de materiais, gestão e comercialização de produtos de moda; modelos, técnicas e tecnologias aplicados ao design de moda. O design a peculiaridades da moda.


3. Informações
Inscrição: a partir de 30/09/2010

Blog oficial: semanacomunic.blogspot.com

Endereço: Faculdade de Comunicação da UNIC

Coordenação do seminário: Juliana Velasco contato: (65) 3363-1212



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