quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Política e regionalismo em destaque no 3º Seminário de Pesquisa

Tamara Moraes
(acadêmica do 8º semestre)
A segunda etapa do 3º Seminário de Pesquisa em Comunicação da Universidade de Cuiabá (Unic) aconteceu hoje (27). Ao todo, foram apresentados 15 artigos científicos nas áreas de Jornalismo, Propaganda e Marketing e Moda.
Karine Miranda
Aluna do 6º termo de Jornalismo (Unic), Karine Miranda, discorreu sobre “Opinião pública: o jornalismo político como influência silenciosa na democracia cuiabana”. A autora falou da possibilidade dos leitores serem influenciados pelas matérias veiculadas pelos meios de comunicação, principalmente, durante período eleitoral.
Na sequência, foi apresentado artigo “Cobertura dos jogos em 2014: estudo de caso do site Copa no Pantanal”, dos alunos Aline Marques e Ricardo Bottos, também do 6º semestre de Jornalismo (Unic). A ideia dos autores é mostrar se a cobertura feita pelo site seguem princípios do jornalismo digital, além de averiguar  estrutura para fazer cobertura da Copa do Mundo.
Na área de Propaganda e Marketing, foram apresentados dois trabalhos “Plano estratégico de marketing Haras Twin Brothers” e “Os eleitores do bairro Paiaguás em Cuiabá: um estudo de caso”. O primeiro é de autoria das alunas do 8º termo do curso, Suellen Jacobsen e Keury de Assis Silva, girou em torno do agronegócio em cavalos, mercado ainda pouco explorado no Estado. A aluna Luene Aparecida Matos, autora do segundo artigo, abordou métodos utilizados pelos eleitores do bairro Paiaguás na escolha de candidatos.
Na área de Moda, a ex-aluna do curso da Unic, Franciane Fachini, agora mestranda em Marketing Internacional, na Argentina, apresentou “A sustentabilidade na moda através da fibra de bananeira”. Ela mostrou as possibilidades mercadológicas oriundas da fibra da fruta, ressaltando o conceito do ecodesign, que tem como prioridade a consciência ambiental usando materiais alternativos e reduzindo o impacto ambiental.  Ela conta que está viajando pelo país fazendo apresentações do trabalho “é uma forma de promover as comunidades que utilizam a fibra da bananeira como matéria-prima, trabalho que gera renda e sustentabilidade”, explica Fachini.

Franciane foi aluna da Unic e hoje estuda no mestrado a fibra da bananeira

A fibra da bananeira como matéria-prima, trabalho que gera renda e sustentabilidade”, explica Fachini
Para o professor Cláudio Brandão, coordenador do Núcleo de Pesquisa Aplicada (Nupea-Unic), apresentação dos trabalhos pelos alunos “é uma forma de trabalhar o nervosismo dos mesmos, pois a cada apresentação vão adquirindo experiência”. A coordenadora do 3º Seminário de Pesquisa em Comunicação, professora Juliana Velasco, concorda e acrescenta que “o seminário é um laboratório inicial para os alunos poderem encarar eventos maiores como Intercom que neste ano acontece em Cuiabá (8 a 10 de junho de 2011 na UFMT)”. Além disso, a professora acredita que o evento teve uma avaliação positiva, principalmente, pelas participações dos alunos da Unic, e também, de outras instituições. “O evento permite a troca entre autores dos trabalhos e platéia, o que é muito produtivo para ambos”, ressalta.
A acadêmica Alessandra Fernandes, do 6º termo de Jornalismo da Unic, concorda com a coordenadora do evento. “O seminário é um incentivo aos alunos para trabalharem o medo em falar em público e irem se preparando para apresentações do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”, comenta a aluna.
Dia 26 – A abertura dos trabalhos do 3º Seminário de Pesquisa em Comunicação foi realizada ontem (26) pela manhã, no auditório do estacionamento da Unic. Os autores são do curso de Comunicação Social (Unic) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário