quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Acadêmicos da Unic encerram apresentações de trabalhos

Tamara Moraes
(8º semestre)

A interação entre os alunos dos cursos de Comunicação Social marcou o encerramento das apresentações do 3º Seminário de Pesquisa em Comunicação da Universidade de Cuiabá (Unic). Durante os três dias de evento, foram apresentados 15 trabalhos nas áreas de Jornalismo, Propaganda e Marketing e Design de Moda.
A programação do último dia girou em torno da apresentação de três artigos científicos. Os primeiros a se apresentarem foram os acadêmicos de jornalismo. Guilherme Silveira, acadêmico do 6º termo, e Francieli Cela, aluna do 4º semestre, abordaram “Sangue branco: a importância do telejornalismo social na conscientização do leite materno para bebês prematuros” e “Representações Sociais sobre política para alunos de graduação do curso de Comunicação Social da Unic – primeiros passos”, respectivamente. Na ocasião, os estudantes apresentaram dados preliminares que serão aprofundados posteriormente, no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Autor de um trabalho premiado nacionalmente, Kallel Stephano, aluno do 3º termo do curso de Propaganda e Marketing da Unic, discorreu sobre o tema “O consumidor do Varejo Alimentício e a compra por impulso”. O universitário, que também é estagiário do Núcleo de Pesquisa Aplica (Nupea) da Unic, foi vencedor da etapa regional e nacional do Prêmio Expocom 2010 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação –, realizado durante o Intercom deste ano. Para o acadêmico, a apresentação de um trabalho premiado no seminário ajuda a valorizar os próprios alunos. “É muito positivo dividir esse prêmio com os outros alunos da universidade. Além de valorizar a instituição, ajuda a incentivar os estudantes na elaboração de novos bons projetos”, explica Kallel.
O orientador do Kallel, professor Cláudio Brandão, que também é coordenador do Nupea, ficou entusiasmado com a participação do aluno no seminário. Ele lembra que foi a primeira vez que a Faculdade de Comunicação Social da Unic (Facs) ganha um prêmio nacional tão significativo. “A premiação servirá de estímulo aos alunos que terão mais responsabilidade em manter a colocação da faculdade nas próximas premiações”, completa Brandão.

A coordenadora do 3º Seminário de Pesquisa em Comunicação, Juliana Velasco, disse no encerramento que o evento conseguiu se superar tanto na quantidade e qualidade dos artigos apresentados, quanto na qualidade da plateia. “O intercâmbio de conhecimento científico durante o seminário é fundamental para os alunos e futuros profissionais, já que a teoria não existe sem a prática e vice-versa”, explica a coordenadora.

Ela ainda aproveita para chamar os alunos para a próxima edição e confessa que a comissão científica está preparando uma surpresa para os autores que apresentarão próximo ano. 

Assista a cobertura jornalística do 3º Seminário de Pesquisa em Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário