terça-feira, 26 de outubro de 2010

Presidente do sindicato dos jornalistas expõe visão sobre criatividade e desafios na profissão

Thalita Bruno, Juliana Radel e Laura Ribeiro
(8º semestre)


Na abertura da Semana da Comunicação, desta manhã (26), foi apresentado ao público a mesa redonda "Criatividade e os desafios de exercer o jornalismo em Mato Grosso". A convidada para expor essa realidade aos acadêmicos foi a presidente do Sindicato dos Jornalistas (Sindjor), do Estado, Keka Wernek.




O sindicato é uma associação que luta pelos direitos de uma classe, sendo assim, o Sindjor luta para defender as melhores condições de trabalho e salários dos jornalistas. Keka explica que “em Mato Grosso há, em média, 1.500 jornalistas atuantes e pelo menos oitocentos deles já estão sindicalizados”. Partindo desse propósito, o sindicato dos jornalistas conseguiu aumentar o piso salarial de todos os trabalhadores da categoria, incluindo os repórteres fotográficos e cinematográficos, editores e chargistas, do Estado.

No Brasil, há, aproximadamente, trezentas escolas de comunicação e elas têm o papel de refletir e ensinar aos acadêmicos a ética e a função social da profissão, diz a jornalista, e afirma que a leitura é fundamental. De acordo com Wernek, O jornalismo está passando por uma crise de identidade, pois os meios de comunicação, para muitos, são limitados a funções estéticas, “a criatividade é importante por oferecer notícias diferentes, ampliando o campo da visão”, finaliza Keka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário