Orivaldo Egidio
(4º Semestre)

A terceira noite da 10ª Semana da Comunicação Social da Unic (27) foi marcada pela palestra da professora e doutora Maria Luiza Cardinale. Ela é doutora em Ciências da Comunicação pela USP.

O tema apresentado foi envolvente: Comunicação e Amorosidade na Paixão Pesquisa. O foco principal da palestra era como motivar ou apaixonar-se pela pesquisa, utilizando das regras de pesquisas de forma envolvente e com amor.

                                   A Malu e a paixão na pesquisa científica                                       

Com este tema, Maria Cardinale falou sobre trabalhos que desenvolvem dentro da perspectiva da pesquisa com amor. Pontuou que a comunicação é encontro com o diferente e só pode ser com o coração, pois, é, adicionamento dos afetos e encontro de diferentes pulsações.

Cardinale trouxe na sua bagagem uma experiência empolgante. Falou de alguns momentos relevantes da sua vida de estudante e também do profissional. Nesta bagagem trouxe algumas histórias malucas que marcaram a sua vida. Nestas histórias relatou a perseverança naquilo que estava fazendo respeitando sempre a experiência do outro.

Enfocou a paixão pela comunicação, batalhar pela entrevista, ter a gana pela notícia e frisou que a comunicação tem muitas formas de ser exercido. Outro ponto destacado na palestra foi á questão ética, pois, o jornalismo ou a comunicação não é feito isoladamente é um conjunto de pessoas, por isso, da necessidade de construir uma ética de convivência no que se refere ao outro.

Maria Luiza destacou que a pesquisa só é melhor quando a gente cria uma paixão por ela, pois, a pesquisa é um jogo de escolha múltipla. Os ensaios de escrita acadêmica resultam de processos de conhecimento que se consolidam em investigação e paixão pesquisa. Olhar os textos não basta, tem que ler.
                            
A palestra foi muito simples, pois, Cardinale soube comunicar com o coração e a sua paixão pela pesquisa entusiasmou os presentes.